Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Nova Friburgo > Cabeça de Dragão

Ampliar imagem Cabeça de Dragão
Crédito: http://www.clubedosaventureiros.com/
Foto: Sérgio Tartari
Cabeça de Dragão
Cadastrada por: Luciano Bender, em 30-03-2019 às 20:09
Altitude: 2082 metros
Descrição: Montanha localizada à frente do Capacete. Possui acesso ao cume por caminhada leve, a partir do Vale dos Deus. As vias de escalada se localizam na face oposta ao acesso por caminhada.
Como chegar à base: Acesso às vias "Tombo à Inglesa", "Vida Transitória" e "Hippie Reciclado" - no camping do Vale dos Deuses, há uma trilha que leva ao cume da montanha. É a melhor opção de acesso a essas vias. Na última parte da subida, há uma crista rochosa e um marco de pedra. Descer com segurança por matos e costões, por mais ou menos 30 metros, até chegar a um grampo. O resto da descida deverá se dar por rapel, preferencialmente com duas cordas de 50 metros.

Acesso à via "Crista do Dragão" - suba diretamente pelo Vale do Jaborandi (Santa Cruz) até encontrar a trilha que leva ao colo entre a Cabeça de Dragão e o Brandaliza, que está à direita. Desse ponto em diante, siga à esquerda até a base da via. Não há caminho definido nesse trecho.
Fonte: TARTARI, Sergio. Guia de Escaladas da Região dos Três Picos. Rio de Janeiro: Publit, 2008.